Notícias
Agricultores/as familiares pedem a garantia de seus direitos

28/07/2016 às 15:26


Agricultores/as familiares pedem a garantia de seus direitos Um campo com gente, com direitos, com vida digna e com a garantia das políticas públicas de convivência com o semiárido. Foi esse o pedido de mais de 300 agricultores e agricultoras familiares que participaram na manhã de hoje (28) do ato público “O Campo com Gente e com Direitos”, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Organizado pelos movimentos sociais de Feira de Santana, entre eles, a UNICAFES Bahia, o ato faz parte da programação da Semana do Agricultor Familiar, celebrado no dia 25 de julho e tem como objetivo celebrar as conquistas obtidas nos últimos anos com a política de convivência com o semiárido e lutar pela garantia dos direitos.

“Este ato é para dizer não ao retrocesso. Não podemos olhar de braços cruzados todas as nossas conquistas, como o Programa de Aquisição de Alimentos, as cisternas, o crédito, sendo pouco a pouco extintas. Queremos um campo com oportunidades de produzir e comercializar nossos produtos”, disse Iara Andrade, presidenta da UNICAFES Bahia.

Coordenador da Articulação Semiárido, Naidison Baptista fez um resgate de como era a vida antes do conjunto de políticas públicas que transformaram a vida de milhões de brasileiros, como a construção de cisternas, que já beneficiou mais de um milhão e duzentas mil famílias. Para Baptista, o momento agora é de resistência. “Temos que resistir contra esse golpe nos nossos direitos. Precisamos pautar esse assunto nas reuniões dos sindicatos e associações. Este governo que está aí precisa sentir a força do homem e da mulher do campo”.

Durante o encontro, agricultores/as do Território Portal do Sertão receberam termos simbólicos de tecnologias, como cisternas de consumo e produção e de Assistência Técnica e Extensão Rural. “A cisterna mudou a minha vida e de minha família, trouxe alimento, dignidade”, declarou a agricultora Clotilde Lima.




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim