Notícias
Encontro com Governador marca semana do Agricultor/a Familiar

27/07/2016 às 21:23


Encontro com Governador marca semana do Agricultor/a  Familiar Um dia histórico para os movimentos sociais que trabalham com a agricultura familiar no estado da Bahia. Nesta quarta-feira (27), mais de 300 agricultores/as familiares dos 27 Territórios de Identidade do estado participaram em Salvador de um encontro com o governador Rui Costa, como parte da programação em comemoração ao Dia do Agricultor/a Familiar, celebrado no dia 25.

Com o tema “O Campo com Gente e com Direitos”, o encontro foi organizado pelo Fórum Baiano da Agricultura com o objetivo de refletir sobre a atual conjuntura do país e como enfrentar esse cenário de desmonte das políticas públicas já conquistadas. “Aqui é o momento de luta, de reivindicação e nós precisamos unificar a nossa pauta, caso contrário teremos resultados extremamente frágeis”, declarou Carlos Eduardo Leite, coordenador da Articulação de Agroecologia da Bahia.

Nos últimos anos, um conjunto de políticas contribuiu com a transformação do semiárido brasileiro, como o acesso à água de consumo e produção, cisternas nas escolas, Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa de Aquisição de Alimentos, entre outras. Porém, todos esses direitos conquistados estão ameaçados e pouco a pouco tem sido retirado dos agricultores e dos mais pobres. Coordenador da Articulação Semiárido, Naidison Baptista, convocou os participantes a resistirem e lutarem pela garantia dos seus direitos. “Nós estamos aqui hoje porque queremos continuar a construção que começamos a fazer. Temos que fazer a resistência e o Governo da Bahia precisa cobrar do Governo Federal a liberação dos recursos que vão dinamizar a agricultura familiar”.

Baptista também aproveitou a oportunidade para solicitar ao governador Rui Costa apoio na aprovação da Lei de Convivência com o Semiárido que está na Assembleia Legislativa aguardando votação. “Essa Lei é um exemplo de Lei construída democraticamente pelo governo e pela sociedade civil. Nós pedimos ao governador que paute o debate da Lei de Convivência com o Semiárido para que possamos ter um semiárido vivo e digno para os seus filhos”.

Carta Política – O Fórum Baiano da Agricultura Familiar entregou ao governador Rui Costa uma carta contendo pontos fundamentais para a construção da política com perspectivas para o futuro. Na carta, as entidades destacam a importância do Governo do Estado defender a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, tão importante para a produção de alimentos. Para a coordenadora do Fórum, Elisângela Araújo, a Bahia precisa ser exemplo de resistência para o Brasil. “O Fórum se orgulha de ter contribuído com a construção de políticas públicas e queremos continuar fazendo parte do debate. Esperamos que o governador possa priorizar os pontos apresentados na carta e dialogar mais com os movimentos sociais”.

Compromisso – Em seu discurso, o governador Rui Costa prometeu apoio e firmou o compromisso de participar de encontros regionais para buscar o fortalecimento da agricultura familiar. “Não consigo pensar no estado da Bahia sem pensar na agricultura familiar e é por isso que ela está na nossa estratégia de desenvolvimento. Reafirmo aqui que, esse governo não é meu. É nosso. E quero firmar o compromisso com vocês de construir juntos”.

Rui Costa foi presenteado com cestas contendo produtos da agricultura familiar e que revelam a riqueza e diversidade da produção agrícola familiar no estado.

Participaram do encontro titulares de secretarias do estado e parlamentares.


Texto: Lorena Amorim
Foto: Pedro Moraes /GOVBA




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim