Notícias
Mulheres da Bahia conhecem experiência de comercialização no Rio Grande do Norte

16/05/2016 às 10:40


Mulheres da Bahia conhecem experiência de comercialização no Rio Grande do Norte Agricultoras familiares que integram a Rede Estadual de Mulheres Tecer para Crescer participaram nos dias 11, 12 e 13 de maio, no Rio Grande do Norte, de um intercâmbio para conhecer as experiências de produção, comercialização, consumo solidário, organização e autogestão da Rede Xique Xique. O intercâmbio foi promovido pela União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (UNICAFES Bahia), através do projeto Rede Estadual de Mulheres Rurais Cooperativistas.

Durante o intercâmbio, o grupo visitou a unidade familiar de Dona Gorete e Seu França, na zona rural de Mossoró. Através da agroecologia, a família produz alimentos saudáveis para consumo próprio e para venda na feira agroecológica e da economia solidária. “Gostei muito de saber que eles tiram todo o sustento da família da própria terra e ainda têm condições de comercializar”, destacou Solange Aparecida, do município de Sapeaçu.

Criada em janeiro de 2016, a rede Tecer para Crescer é formada por mulheres que participam de grupos de produção e associações nos territórios Portal do Sertão, Recôncavo e Baixo Sul. Para Jildiney Carneiro, que assessora a rede, o intercâmbio serviu para motivar as ações da Tecer para Crescer. “Foi muito importante para as mulheres da Bahia conhecerem o trabalho da Rede Xique Xique, que já está consolidado e vem mudando para melhor a vida das produtoras. Este intercâmbio vai fortalecer a nossa ação aqui no estado, elas já retornaram da viagem querendo colocar o aprendizado em prática, nas suas comunidades”.

“O intercâmbio nos fez ver que estamos trilhando o caminho certo, mas é preciso muito amor e dedicação para fortalecer a nossa rede e ter nossos produtos comercializados”, disse a agricultora Maria Dinalva Conceição, do município de Valença.


Foto: Rede Xique Xique




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim