Notícias
Homenagens e investimentos marcam abertura do Festival do Umbu

29/04/2016 às 21:51


Homenagens e investimentos marcam abertura do Festival do Umbu Com apresentação da Fanfarra do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (29) o VIII Festival do Umbu, no município de Uauá. O evento é realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar, com foco na comercialização e sustentabilidade. O Festival segue até amanhã (30), com exposição e venda de produtos, palestras e apresentações culturais.

Em sua 8ª edição, o Festival do Umbu é sucesso de público, atraindo milhares de visitantes e consolidando-se como um grande evento. “Essa festa da agricultura familiar já faz parte do nosso calendário de eventos e torna o município cada vez mais conhecido dentro e fora do país”, declarou o prefeito da cidade, Olímpio Cardoso, durante a abertura da festa.

Para o presidente da Coopercuc, o agricultor Adilson Ribeiro, a consolidação do Festival confirma que a cooperativa está no caminho certo. “A cada festival, é um pedacinho do nosso sonho que se realiza e ainda tem muito sonho para ser realizado”, disse Ribeiro, destacando que “o sucesso da Coopercuc deve-se à persistência de seus cooperados”.
Titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, ressaltou a importância do festival. “O Festival do Umbu é de grande importância para toda a Bahia, porque mostra o êxito do cooperativismo e da economia solidária e da agricultura familiar”.

Investimentos – Durante a abertura oficial do VIII Festival do Umbu, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, anunciou o investimento de R$ 2,2 milhões para ampliação do trabalho da Coopercuc, através da construção de uma agroindústria para o processamento de frutas e a criação de novos produtos, como o sorvete de umbu. De acordo com Dias, 18 comunidades do município de Uauá serão contempladas com os investimentos, por meio do projeto Pró-Semiárido, beneficiando mais de três mil famílias.

Homenagem – O primeiro dia do Festival do Umbu foi marcado por uma bela homenagem às mulheres fundadoras da Coopercuc. Uma das precursoras deste empreendimento, que hoje é reconhecido internacionalmente, é Dona Antônia Gonçalves, 74 anos, que enfrentou o preconceito para realizar o sonho de comercializar seus produtos. “Fico muito feliz em fazer parte dessa história de sucesso”, disse a agricultora que confessa não ter imaginado que a determinação e a organização dos grupos de mulheres seriam responsáveis pela criação de uma grande cooperativa.




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim