Notícias
Assistência Técnica e produção de alimentos saudáveis são destaques na abertura da Conferência Estadual

07/04/2016 às 14:45


Assistência Técnica e produção de alimentos saudáveis são destaques na abertura da Conferência Estadual A Abertura da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CEATER), realizada na noite de ontem (06), no Hotel Fiesta, em Salvador, deu o tom do que será discutido até a próxima sexta-feira: a construção de caminhos para conquistar uma ATER capaz de produzir alimentos saudáveis.

O painel de abertura teve como palestrante Naidison Baptista, coordenador da Articulação Semiárido, pelo estado da Bahia, que falou sobre a importância da assistência técnica como promoção do desenvolvimento rural sustentável e apresentou os elementos de uma ATER agroecológica. Na opinião de Baptista, para ofertar uma assistência técnica de qualidade para as famílias, é necessário superar alguns desafios. “Uma assistência técnica digna e decente se faz de forma contínua, sistemática, processual e que respeite os agricultores familiares como protagonistas de suas histórias”, disse.

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues ressaltou que a Bahia é o estado com maior número de agricultores familiares, com 700 mil propriedades, e que por isso, os delegados da 2ª CEATER podem qualificar o debate a nível nacional. “Esta conferência é um importante momento para debatermos, avaliarmos e elaboramos políticas públicas para que possamos ir para a Conferência Nacional de ATER, que acontecerá em maio, em Brasília, com um bom caderno de proposições, contribuindo, assim, com o debate da ATER a nível nacional”.

Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais e Quilombolas, Célia Watanabe, que está representando o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou a igualdade de gênero na 2ª CEATER. “Não se faz ATER agroecológica sem a participação das mulheres, por isso, quero aqui destacar que esta conferência é paritária, com 50% de mulheres e 50% de homens”.

A solenidade de abertura também contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, representando o governador da Bahia, Rui Costa e de outras autoridades como secretários de estado, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais.




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim