Notícias
Armazém da Agricultura Familiar completa três anos

09/03/2016 às 18:32


Armazém da Agricultura Familiar completa três anos Audiência Pública sobre comercialização e homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, marcaram as comemorações do terceiro aniversário do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária nesta quarta-feira.

Fruto da articulação dos movimentos sociais do Território do Sisal, o Armazém em Serrinha é o primeiro no estado da Bahia voltado para a comercialização dos produtos da agricultura familiar e de empreendimentos econômicos solidários. No espaço, gerido pela Arco Sertão Central, os visitantes podem comprar produtos como bebidas artesanais, doces, sequilhos e artesanato.

Agricultora familiar do município de Conceição do Coité, dona Marinalva Pereira da Silva orgulha-se em fazer parte desta história. “Este espaço é a concretização de um sonho coletivo que começou em 2002. Para nós agricultores, é um orgulho e uma satisfação comercializar nossos produtos no Armazém”.

O depoimento de dona Marinalva, que é associada da Cooperativa da Agricultura Familiar de Conceição do Coité, mostra que a iniciativa pioneira no estado tem contribuído para a geração de renda das famílias. Somente em 2015, a Arco Sertão Central – que possui 38 cooperativas filiadas e 29 associações parceiras – teve mais de R$ 2 milhões contratados em projetos de comercialização, envolvendo 359 agricultores familiares e atingindo 18 mil consumidores. “Já conquistamos muita coisa, porém é preciso avançar mais, inserir nossos produtos em novos mercados”, ressaltou Eleneide Cordeiro, presidente da Arco Sertão Central.

Para a presidenta da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES Bahia), Iara Andrade, o papel do Armazém vai além da comercialização. “A UNICAFES parabeniza o Armazém por também desempenhar um papel de articulação política, com agricultores acessando políticas públicas de crédito e de assistência técnica”, destacou.

Reconhecimento – A experiência bem sucedida do primeiro Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia tem sido referência para a implantação de outras unidades no estado. O sucesso é tanto, que despertou o interesse de uma jornalista do Canadá, que visitou o espaço nesta quarta-feira para conhecer a experiência de comercialização dos produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O Armazém é uma iniciativa inovadora e importante para os agricultores, que aponta caminhos para a geração de renda diante do contexto que estamos vivendo”, disse Tatiana Reis, coordenadora de formação e divulgação em Economia Solidária, da Superintendência de Economia Solidária do Estado.




Confira mais notícias:

09/08/2017 - CONVITE [...]
Ver todas
Acompanhe nossas cotações Saiba mais sobre a unicafes
União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia
Avenida Senhor dos Passos, 54, Serraria Brasil - Feira de Santana/Bahia - CEP: 44010-230
Desenvolvido pela Agência Slim